Complementação Escolar

Demanda

Em virtude de uma crescente procura por vagas em programas de complementação escolar em contra turno por parte dos pais de crianças com faixa etária entre 7 e 10 anos, de ambos os sexos, no ano de 2021 a Fundação Gil Pimentel Moura teve em seu quadro 124 matrículas nessa modalidade. Desse modo, atendeu até 70% das crianças presencialmente e o restante on-line (62 matriculados no período da manhã e a mesma quantia no período da tarde), com lista de espera de 30 crianças para o período da manhã e 20 para o período da tarde.


Benefícios

Considerando que o programa ora proposto visa à formação integral das crianças, seu objetivo é a inclusão social, o bom desempenho escolar, o fortalecimento das relações familiares e comunitárias, o resgate da autoestima e o desenvolvimento psicossocial. As ações são realizadas por meio de intervenções pedagógicas, lúdicas, culturais, esportivas e profissionalizantes, com intenção de desenvolver a sociabilidade e prevenir vulnerabilidade e riscos sociais.

É de fundamental importância a continuidade deste projeto e isso é possível, pois a entidade com o apoio da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS) e da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). Ambas têm como prioridade absoluta crianças em situação de vulnerabilidade social.


Vulnerabilidade das famílias e potencialidade do território

O objetivo estatuário da Fundação Gil Pimentel Moura é "Dar amparo, ensino e educação às crianças em situação de risco e vulnerabilidade social preferencialmente da comarca de Lins". São crianças que por diversos motivos podem estar expostas à prostituição infantil, drogas, aliciamento ao tráfico de drogas, exploração, abuso e violência. O papel da Fundação é justamente evitar que sejam expostas à essas condições e assim é ofertado um atendimento de qualidade com apoio pedagógico, oficinas profissionalizantes, culturais, lúdicas, esportivas e de lazer e, além disso, um acompanhamento junto às famílias para prevenir e garantir seus direitos.

A Fundação Gil Pimentel Moura é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos e está situada à Rua Gil Pimentel Moura, nº 208, Jardim Americano na cidade de Lins/SP. Em parceria de atendimento no território do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Irmã Beatriz Helena de Barros, abrange os bairros próximos: Santa Terezinha, Vila Anchieta, Jardim das Paineiras, Parque dos Trabalhadores, Rebouças, Jardim União, Jardim Bandeirantes, Parque das Américas e Jardim Bela Vista (Angelina Ramos). Abrange mais de 50% da população dessas localidades com faixa etária entre 7 e 10 anos.

Atualmente a entidade atende 37 bairros do município de Lins com famílias de renda de até dois salários mínimos e que em sua grande maioria possui auxílio do Estado a exemplo do Bolsa Família. Há também os casos de família monoparental, ou seja, quando apenas um dos pais arca com as responsabilidades de criar o (s) filho (s), em que um dos responsáveis por motivos de separação ou em processo prisional não assume suas obrigações. Além disso, há também os casos de pais desempregados, condição que se agravou nos últimos anos durante a pandemia do COVID-19.

O público-alvo assistido pela Fundação Gil Pimentel Moura possui algumas características em particular: baixa renda, pouca escolaridade, más condições de moradia e a pouca oportunidade de acesso aos serviços privados no tocante à cultura, saúde, educação, lazer e esporte. Portanto, o Município e o Estado se unem para buscar em instituições sociais e rede de proteção básica o acesso e a garantia a esses direitos que são inerentes a todo cidadão.

Em levantamento estatístico realizado no ano de 2021 nas fichas dos assistidos da Fundação foi possível constatar que 61 (sessenta e uma) famílias eram beneficiários do Bolsa Família.

Um fator considerável é a proximidade da Fundação em relação a redes de serviços como: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Unidade Básica de Saúde (UBS), Organização da Sociedade Civil (OSC), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), comércio local forte, Conselho Tutelar, transporte, escolas, Fórum, clubes de entretenimento e lazer, instituições bancárias, praças públicas, hospitais, supermercados, clínicas médicas, quadras poliesportivas e creches.

Oito escolas da Rede Estadual de Lins passaram a atender em período integral neste ano de 2022, contudo o impacto na meta de atendimento da Fundação foi bastante pequeno - das 125 (cento e vinte e cinco) crianças matriculadas, apenas 7 (sete) fazem parte dessas escolas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tia Aurora Ariano Moura faz aniversário!

Eleição Cultural no Berçário 1 e Berçário 2